GUIA DE CADEIRAS OPCIONAIS 2019/2020
GAPE
No início do 3º ano da Licenciatura, os estudantes de Economia vêem-se confrontados com a escolha de 5 cadeiras opcionais, a frequentar nesse mesmo ano curricular. Trata-se de uma decisão difícil e, muitas vezes, pouco esclarecida. Como tal, o Gabinete de Apoio ao Estudante do Núcleo de Estudantes de Economia tomou a iniciativa de criar uma plataforma de assistência à escolha das cadeiras opcionais, que inclui testemunhos de docentes e estudantes, relativos a cada cadeira opcional, bem como outras informações de carácter relevante. A equipa do Gabinete de Apoio ao Estudante do NEE está empenhada em tornar o percurso académico dos estudantes de Economia mais esclarecido e simples e, como tal, está ao dispor para qualquer esclarecimento. Esperamos, assim, poder ajudar todos os estudantes de Economia nesta fase decisiva do percurso académico.

Informações Gerais


Plano de Estudos
1º Semestre
-
Aplicações de Econometria
-
Economia Internacional
-
Cadeira Opcional 1
-
Cadeira Opcional 2
-
Cadeira Opcional 3
2º Semestre
-
Análise de Investimentos
-
Política Económica
-
Seminário de Economia Europeia ou
Seminário de Economia Portuguesa
-
Cadeira Opcional 4
-
Cadeira Opcional 5
Selecção e Seriação
As unidades curriculares de opção dividem-se em várias áreas científicas: Economia, Gestão, Sistemas de Informação, Direito, História, Ciência Política e Relações Internacionais, e Sociologia. No que concerne às cadeiras de carácter obrigatório do 3ºano da Licenciatura as vagas não são limitadas.
Nas restantes áreas científicas, todas as cadeiras têm um número de vagas limitado e, como tal, a inscrição nas mesmas está sujeita seriação. Existirão duas datas de análise das inscrições:
-
Fase 1: 5 de Setembro (serão considerados(as) nesta seleção os(as) alunos(as) inscritos(as) até às 10h do mesmo dia)
-
Fase 2: 12 de Setembro (serão considerados(as) nesta seleção os(as) alunos(as) inscritos(as) até às 10h do mesmo dia)
Inscrições em data posterior serão avaliadas por ordem de chegada.
-
À medida que as cadeiras de opção ficam sem vagas, as coordenações disponibilizam essa informação no site da FEUC: www.uc.pt/feuc/informacoes/unidades_curriculares
Número máximo de ECTS por área científica/ Prazos Académicos
Cada área científica tem um limite máximo de ECTS anual nos quais o estudante de Economia se pode inscrever.
-
Gestão, Sociologia e Ciências Políticas-Relações Internacionais: 0 a 24 ECTS
-
Direito, História, Línguas, Métodos Quantitativos e Sistemas de Informação: 0 a 12 ECTS
-
Economia: 6 a Economia: 6 a 36 ECTS (incluindo obrigatoriamente Seminário de Economia Europeia ou Seminário de Economia Portuguesa).
-
Para confirmares o cumprimento do Plano de Estudos e a possibilidade de conclusão da Licenciatura, aconselha-se a utilização do "Simulador com Inscrições" disponível no InforEstudante (menu Dados Currículares- Inscrições).
-
Prazo de inscrição: 22 de Agosto a 15 de Setembro, 2019.
-
Poderás encontrar mais informação relativa aos prazos académicos a vigorar no ano letivo 2019/2020 em www.uc.pt/academicos/regulamentos/prazos
Horários de todas as Unidades Curriculares
Mais informação
Mais informação em
https://apps.uc.pt/courses/PT/programme/858/2019-2020?id_branch=12202
Mais informação
A Coordenação da Licenciatura de Economia, em colaboração com o NEE/AAC apela a que as pessoas se inscrevam nos prazos mencionados e ainda que sejam responsáveis: não se inscrevam em cadeiras sem terem a certeza que é mesmo essa a sua escolha, e por maioria de razão que não se inscrevam se não fazem tenção de fazer a cadeira. Este tipo de conduta prejudica os restantes estudantes e ainda os diversos organismos da faculdade na gestão das candidaturas.